Darfur: um desafio ainda maior para a ação humanitária
Conflito tornou-se incrivelmente complexo, com grupos dividindo-se em inúmeras facções. Impacto na população civil é devastador
29/10/2007 – Com as negociações de paz realizadas na Líbia, a atenção internacional voltou mais uma vez para Darfur. Depois de quatro anos, o conflito continua. O conflito pode ser menos intenso do que era em 2003 e 2004, mas tornou-se incrivelmente complexo. Grupos armados dividiram-se em um número de facções que lutam por interesses diferentes. Alianças podem mudar repentinamente. Cidades e acampamentos de deslocados internos podem ser atacados sem nenhum aviso. O impacto na população civil é devastador. As pessoas vivem no limite, muitas preparadas para fugir a qualquer momento. Os que encontraram refúgio nos acampamentos ou assentamentos perto das cidades lutam para sobreviver. A ajuda alimentar é limitada, os serviços médicos são escassos e em muitos lugares a ajuda humanitária sofreu sérios danos nos últimos dois anos. Trabalhar em Darfur é um desafio constante. As organizações humanitárias devem ser flexíveis e estar preparadas para responder as dificuldades de se oferecer ajuda em um cenário instável, complexo e em constante mudança. Ainda assim, a frustração e a restrição enfrentadas pelas equipes de MSF não se comparam ao que nossos pacientes enfrentam diariamente. Após quatro anos, com uma atenção internacional ao conflito significativa, a situação em Darfur só parece estar piorando.
Fonte: http://www.msf.org.br/noticia/msfNoticiasMostrar.asp?id=746
terça-feira, 13 de novembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá, sou a Gabriela, tenho 16 anos, aluna do colégio "Externato São Judas" situado em Sp - Capital e estou cursando o 3º ano do ensino médio.
Estou estudando o continente africano e tenho interesse em fazer uma entrevista com alguém que execute algum tipo de ação humanitária que já teve alguma experiência no mesmo, para a realização de um projeto no meu colégio.
Já tentei entrar em contato com o site dos médicos sem fronteira, mas ainda não me retornaram...
Você teria como me indicar algum contato que execute esse tipo de ações pra mim? É muito importante!!!
Mande pra mim por e-mail caso consiga fazer isso por mim.
[gaby_biz@hotmail.com]
Ou por orkut também(já te adicionei)
Obrigada. Espero retorno.
Gabriela.
Postar um comentário